A caverna - Parte I

Atualizado: Mai 27

Estes dias estive numa manhã dessas conversando com minha filha que está passando um período comigo ( Thanks God!) sobre os profetas da Biblia, e no caso, o profeta Elias que enfrentou os 450 profetas de Baal que o confrontaram negando a existência de Deus e então o próprio Deus envia do céus fogo sobre o altar todo alagado, e ali todos os profetas de Baal e seus seguidores foram abatidos.

Logo depois dessa proeza, ao saber que Jezabel, a esposa do rei Acabe estava lhe ameaçando de morte ele correu de medo e fugiu para uma caverna.


Disse à minha filha sobre o quanto ele recebeu de Deus, coragem, poder e força para enfrentar todos aqueles profetas (450) e ele sozinho esteve ali no monte Carmelo e fez aquela proeza... porém, depois de fugir de medo de Jezabel, atravessando deserto e por fim foi parar numa caverna. Entao, Deus lhe provê alimento e água através de um anjo, e o que ele disse a Deus me deixa meio que perplexa: que só havia restado ele, choramingando após ouvir as ameaças de Jezabel, soou como se não soubesse que o próprio administrador do palácio, Obadias, um fiel adorador do Senhor Deus (1Reis 18:3) lhe havia dito que ele proprio havia escondido cem profetas em grupos de 2 em cavernas providenciando-lhes comida e água. (1Reis 18:13).


Daí, eu fiquei pensando muito e hoje (nunca acho que seja coincidência) vi uma mensagem sobre esse texto que, porém se pautava mais na questão da justificativa melancólica que foi essa dada por Elias, e o autor enfatiza o fato de que a pessoa melancólica usa seu choro para se valorizar, para que tenham pena dela... e acrescento aqui que muitos nem escutam, como o próprio Elias, o que lhe falam... talvez a palavra falada lhe vinha como solução para o problema e que deveria servir de consolo para Elias mas ele preferiu ignorar a informação dada por Obadias, de que haviam mais profetas em Israel, e Elias diz a Deus choroso...”Eu sou o único que sobrou e estão querendo me matar Senhor!”(I Reis 19:10).



O ponto que quero me apegar é a melancolia somada à pessoa solitária. O texto lido hoje foi escrito pelo Pr Aldery Nelson Rocha. Nele o Pr Aldery faz uma pergunta:


Por que Elias corria de Jezabel?


“Porque Jezabel descobriu que ele estava sempre só. Se ele tivesse uma esposa, ela não o perseguiria. A mulher de um profeta, geralmente, é mais temida do que o próprio profeta. Elias nunca teve uma.


Quero me ater um pouco aqui só para deixar uma mensagem aos homens e à mulheres de Deus. Ele próprio dá a opção ao homem que se quiser casar que se case e honre sua esposa. E vice-versa. Mas que se quiser ficar solteiro ele responde:

8 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu. 9 - Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. 10 Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. 11 Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. I Corintios 7:8-11 (NVI)

Portanto, faça a sua escolha mas honre, sabendo que há facilidades e dificuldades, achando que solteiro poderá ficar livre porém você fica vulnerável, e casado ficará ligado a alguém, porém esse alguém estará sempre ao seu lado para lhe amparar e fortalecê-lo.


Hoje eu posso dizer que eu tenho meu casamento firmado por Deus e graças a Ele, farei 36 anos de casada agora em junho. Amo meu marido e desejo que todos tenham um casamento feliz como o meu.


Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Marilza Loubach



35 visualizações1 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Marilza Loubach

SITIO INDAYASSU

ALTO JEQUITIBA - MG - 36976-000 - BRAZIL

CNPJ: 34156819000164

Para perguntas entre em contato com a autora

 marilzaloubach@gmail.com

Guarapari ES - Brasil

Inscreva-se para receber notícias e atualizações
de Marilza Loubach

© 2023 by Daniel Lunsford. Proudly created with Wix.com

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now