Como Pedro

Atualizado: Jan 14

Na obra Temperamentos Transformados pelo Espírito Santo, de Tim Lahaye, ele exemplifica como os temperamentos existentes descobertos por Hipócrates, podem ser e foram mudados e aperfeiçoados quando as pessoas se encontraram com Deus.


“Hipócrates distinguiu os quatro temperamentos: o sanguíneo, o melancólico, o colérico e o fleumático. De acordo com ele, o temperamento dependia dos “humores” do corpo: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma. Assim, começou por observar as diferenças de comportamento, formulando uma teoria para elas. A teoria era bioquímica em sua essência, e embora sua substância tenha desaparecido, permanece ainda conosco sua forma. Hoje, porém, falamos de hormônios e outras substâncias bioquímicas em vez de “humores”, substâncias que podem induzir ou afetar o comportamento observado.” (Earl Baughman e George Shlager Wlelsh, Personality: A Behavioral Science, New York: Prentice Hall, 1962, p.57)

Na sua obra, Lahaye mostra como Pedro, um dos apóstolos de Jesus foi transformado de sanguíneo carnal para um temperamento transformado de forma espiritual. Mais controlado, usando-os para Gloria de Deus.


Ele exemplifica em duas situações em que Pedro passou:


  1. Quando identifica Jesus como o Cristo, o filho do Deus vivo. E Jesus responde que foi o Espírito de Deus quem o revelou a ele. ( Mt 16:15)

  2. Quando nega a Jesus, antes de ser preso, “...até que o galo cante tres vezes“ (Mt 26:75)

  3. Quando Jesus pergunta a ele se ele o ama - e acaba por entristecer por ter Jesus repetido essa pergunta a ele por 3 vezes, e então Jesus revela que ele seria levado a lugares em que ele não gostaria e referindo-se ao tipo de morte que teria. (Jo 21:17)


Vimos um sanguíneo que ao primeiro encontro via Jesus com olhos do Deus Pai. Porém na segunda experiência é tomado pelo medo negando a Jesus. Agora na terceira experiência, vemos um homen transformado pelo Espírito Santo.


Por que estou falando sobre Pedro?


Eu fiz um pequeno teste para descobrir meu temperamento (que você pode fazer também clicando aqui se quiser descobrir o seu) e descobri que tenho o mesmo temperamento de Pedro.


Falo isso porque ontem fiquei sabendo que na varanda do meu apartamento, que alugo em temporadas, em Guarapari, estavam colocando umas pastilhas e entraram na área externa, quando nestes dias está alugado e por esse motivo, os inquilinos saíram mais cedo do que o combinado, por conta da bagunça e falta de controle da sindica que libera uma obra em plena temporada. Estive lá no periodo da pandemia fazendo reforma entre março e julho, e não vi nenhum movimento de melhorias e agora que chegou o momento de recebermos nosso lucro do empreendimento feito no apartamento, afim de que nos auxilie no pagamento caríssimo do nosso condomínio, isso acontece.


Assim que soube, meu ímpeto foi de querer ligar para um advogado e impetrar uma ação judicial para que a obra parasse imediatamente, requerendo dela, a sindica o ressarcimento do erário perdido pela saída antecipada do inquilino.


Lembrando que não estou em Guarapari e sim em Alto Jequitiba, Minas Gerais.


Olhem como estava a varanda, antes de vir pra Minas, e deixando limpo para o inquilino.




Agora vejam como está nesse momento


Finalizo que algo tem que ser feito. Mas sinceramente, há um período em que precisamos ouvir o Espírito Santo. E hoje, Ele me diz que devo aguardar na justiça dEle. E é o que farei.


Bom dia


Marilza Loubach


Os 4 Temperamentos


  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Marilza Loubach

SITIO INDAYASSU

ALTO JEQUITIBA - MG - 36976-000 - BRAZIL

CNPJ: 34156819000164

Para perguntas entre em contato com a autora

 marilzaloubach@gmail.com

Guarapari ES - Brasil

Inscreva-se para receber notícias e atualizações
de Marilza Loubach

© 2023 by Daniel Lunsford. Proudly created with Wix.com

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now