Desafio #4

Atualizado: Out 22


"Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou, se pedir peixe, lhe dará uma cobra?" Mt 7:9,10.

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas. v.12

Nas minhas viagens que fiz, aprendi muitas coisas que hoje posso compreender e tentar aplicar na minha vida.


Uma delas foi a diferença de tratamento de pessoas com mais idade e pessoas especiais. Como o Brasil ainda precisa aprender muito, sobretudo no interior como onde vivemos agora. Nossa cidade ainda tem calçamento ideal para cadeirantes em determinados locais, porém há partes da cidade que nem para pessoas sem problemas físicos, o que dirá para os idosos e cadeirantes.


Estive na cidade vizinha, Manhumirim para levar meus pais ao médico.


Chegando na Clínica havia uma cadeirante acompanhada de uma pessoa que acredito ser sua mãe. Ela veio do municipio de Lajinha, que fica a quase 55km daqui. Assim que eu cheguei, as ví alí, ainda sem consultar, e estive ali por quase umas 2 horas.


Pareceu ser sua mãe que ao terminar a consulta começou um processo que eu fiquei estarrecida de quão trabalhoso foi, e árduo para uma mulher, que talvez tenha a minha idade, 57 anos, e de como ela se comoveu com a ajuda que lhe foi dada pelos que estavam ali ao redor, na Clínica.


Em primeiro lugar o prédio onde a Clinica funciona não havia entrada para cadeirantes. Só uma escada. Comecei a ver a movimentaçao de pessoas ali, pegando 2 tábuas, e adaptando-as num orificio com encaixe, que pareceu-me feito para isso, e logo depois vi uma passarela com um declive muito acentuado que seria impossível ela descer com a paciente na cadeira de rodas sozinha. Um carro já estava à frente com as portas abertas, mas tudo muito apertado, e logo ela clama por um homem e reclama que nas outras vezes que esteve alí, tinham mais homens, o que acabou facilitando esse processo da descida da cadeira com maior rapidez. Entretanto, ela vê um rapaz ali esperando com uma pessoa, e logo chama se ele pode vir ajudar, o que ele o fez em seguida, e assim eu cheguei e perguntei como poderíamos ajudar, e ela dá as instruções, e pego eu numa ponta da cadeira (na roda direita) e a outra paciente que estava esperando pega na outra ponta, e o rapaz e a mãe seguram no encosto, e com uma força descomunal, descem com a cadeirante que tinha uma aparência de uns 80 kg mais ou menos com uma altura bem acentuada. Assim que descem, ela junta a "filha" como se estivesse dando um abraço apertado e a coloca dentro do carro, como se já tivesse feito isso milhares de vezes o que lhe pareceu normal. Mas todos nós estavamos ali assistindo tudo isso estarrecidos e muito chocados e inconformados.


Assim que ela se foi, começamos a conversar entre nós que ajudamos, o por quê da Clínica não ter acesso a cadeirantes e então, uma delas nos responde que a Clínica alugou a casa para funcionar, mas o proprietário não permitiu que fizesse nenhuma mudança na estrutura da casa.


Enfim, se alongarmos por aí, não pararíamos esse texto, porque, seriam muitas as explicações e exigências do Governo Brasileiro sobre o tema Acessibilidade.


No meu período em que trabalhei na Secretaria da Educação aqui em Alto Jequitibá, tivemos que fazer adaptações nas escolas do município, por conta da Lei nº 10.098/00. Visitamos cada escola e corrigimos as instalações inadequadas.


Espero que com a certeza de estar ocupando uma vaga na câmara de vereadores de Alto Jequitibá, eu possa reverter a situação caótica em que se encontra alguns locais aqui no município.


Vote consciente, em quem pode com sua qualificação fazer muito mais por Alto Jequitibá!


Conto com você!




Marilza da secretaria para Vereadora


  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Marilza Loubach

SITIO INDAYASSU

ALTO JEQUITIBA - MG - 36976-000 - BRAZIL

CNPJ: 34156819000164

Para perguntas entre em contato com a autora

 marilzaloubach@gmail.com

Guarapari ES - Brasil

Inscreva-se para receber notícias e atualizações
de Marilza Loubach

© 2023 by Daniel Lunsford. Proudly created with Wix.com

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now