21 de Abril - Tiradentes

Atualizado: Abr 29

Apesar de possuir várias profissões, esse personagem histórico ganhou esse apelido por ser dentista. Ainda assim, a profissão mais bem-sucedida foi como alferes. Ou seja, da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar ativa na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa. É uma classificação abaixo da de um tenente.

Ele era um intelectual que, aos 30 anos, viu a independência dos Estados Unidos. Conseqüentemente, ele viu sentimentos de revolução nascerem nele, ou quase isso.

Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, conhecedores das idéias filosóficas do Iluminismo francês, juntamente com outros, uniram-se a Tiradentes com o objetivo de retirar do poder do então governador da Capitania de Minas Gerais, nomeado pela Coroa Portuguesa, Visconde de Barbacena.

Devido ao alto imposto imposto pela Coroa e pelo governo sobre a riqueza da região, eles começaram a planejar uma revolução. O imposto é o quinto, ou seja, o equivalente a cerca de 20% do total extraído.

Além disso, o derramamento foi criado. Essa foi a quantia cobrada pela Coroa em cima dos mineiros, além da quantia, ou seja, os minerais que foram perdidos e não pagos no quinto.

Acima disso, a quebra causada no pagamento do imposto à Coroa, resultante do declínio da mineração, acabou sendo paga com outras formas de obtenção de dinheiro, como pedágios cobrados pelo uso de estradas, escravos, etc. Todos foram forçados a pagar o derramamento.

Finalmente, em 1788, a Inconfidência Mineira começou a ser planejada por Tiradentes e seus apoiadores. Apesar de estar entre muitos moderadores, Tiradentes era conhecido como o mais radical dos rebeldes.

Ainda mais sério, Tiradentes planejou a morte de Visconde de Barbacena. Apesar disso, a idéia não foi concretizada porque Barbacena, através da confissão de um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis, desmantelou a trama e prendeu todos os envolvidos.

Isso levou à prisão dos inconfidentes, que não confessaram seus crimes. Ao contrário deles, Tiradentes foi o único a confessar e, por esse motivo, ele tomou a sentença mais pesada de todas.

The death of Tiradentes

Em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado. A intenção era que ele servisse de exemplo para toda a população. Seus membros foram espalhados na estrada que levava ao Rio de Janeiro.

Nos períodos imperial e republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e independência do Brasil.

Consequentemente, em 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o Presidente Marechal Castelo Branco sancionou a Lei nº 4.897, de 9 de dezembro. A lei estabeleceu 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como oficialmente o Patrono da Nação Brasileira.

( Extraído do site R7. Link: https://noticias.r7.com/hora-7/segredos-do-mundo/quem-foi-tiradentes-e-qual-foi-sua-participacao-na-inconfidencia-mineira-17042019)





8 visualizações

Marilza Loubach

SITIO INDAYASSU

ALTO JEQUITIBA - MG - 36976-000 - BRAZIL

CNPJ: 34156819000164

Para perguntas entre em contato com a autora

 marilzaloubach@gmail.com

Guarapari ES - Brasil

Inscreva-se para receber notícias e atualizações
de Marilza Loubach

© 2023 by Daniel Lunsford. Proudly created with Wix.com

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now