Projeto #4

Quando se saciaram, disse Jesus aos seus discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca”. João 6.12

Se tem um assunto que me incomoda muito desde sempre é o desperdício. De todas as formas... dinheiro publico, alimentos, lixos que poderiam ser reaproveitados como o caso do papelão, de elementos variados, como o caso de alimentos e a compostagem deles para a produção de adubo orgânico nas plantações.


Na obra Lixo - A limpeza Urbana Através do Tempo, (Julho/2009, Grafica Pallotti, RS) o autor EMÍLIO MACIEL EIGENHEER, diz o seguinte:

Mesmo nas mais simples atividades humanas produzimos lixo. Isto se dá tanto na preparação como ao fim da vida útil daquilo que é processado. Ao prepararmos nossos alimentos, por exemplo, sobram cascas, folhas, peles, etc e, ao final, ossos, sementes e etc. O metabolismo de nosso corpo, por sua vez, produz dejetos (fezes, urina, secreções diversas). Tanto o lixo como os dejetos devem ser segregados e destinados a locais onde não criem problemas para as atividades comunitárias. Ao fim de nossa existência, deixamos nossos restos mortais, nosso corpo.

E acaba este problema sendo ignorado, deixado pra lá, como se outra pessoa fosse obrigada a resolver algo que todos nós somos co-responsáveis na sua produção que é o lixo. Porém cabe a todos nós sentarmos e resolvermos.


É algo que é agradável? Não, não é agradável falar de lixo, mas é algo real. Tão real que vou postar aqui um video que fiz, ao subir no lixão onde são depositados todos os lixos daqui da cidade de Alto Jequitibá. E não se assustem, se preparem, porque as imagens são horríveis. Mas precisamos ver, e assistir, porque é um problema de todos nós.


Como disse no video, entra ano e sai ano, e nada é resolvido aqui. E este é um dos meus projetos que quero resolver ali junto aos meus colegas que serão eleitos na Câmara de Vereadores de Alto Jequitibá. Serão propostas que com a ajuda da comunidade com sua sugestão, se Deus quiser resolveremos essa questão tão urgente para a saúde pública.


Quero registrar aqui um fato em que em uma de minhas visitas nesse trabalho pré-eleição, que uma moradora me contou que quando morava numa propriedade que fazia limite com esse lixão, que o marido dela, que sempre criava gado leiteiro, sempre que a vaca criava, o marido tinha que fazer plantão para os urubus nao matarem a cria.

Como é trabalhoso, meu Deus! Um proprietário na sua casa tendo que cuidar para não ter prejuízo em sua fazenda decorrente do mau gerenciamento do lixo. E sem contar no perigo das doenças que trazem esse procedimento.


Estava vindo do Córrego dos Tavares e quis passar lá nesse lixão, pois toda vez que passava ali, sentia o cheiro insuportável, porém como a manobra ficava muito perigosa resolvi deixar para depois, mas quando a moradora do Córrego da Jacutinga me disse isso, resolvi retornar e fazer essa filmagem para mostrar a vocês o horror que é aquilo ali.


Ja vivi em alguns municípios que fazem o recolhimento do lixo reciclável, e creio que com parcerias poderemos resolver essa questão. Porém ressalto que isso é um problema de todos nós da comunidade e que com diálogo e propostas recolhidas de cada cidadão poderemos resolver de forma justa onde poderemos criar empregos ou oportunidades das pessoas lucrar com o lixo vendido aqui.


Segue um video de um outro setor que pode ser uma outra proposta para o recolhimento destes lixos:





Bom, espero que todos tenham tirado uma lição dessa pauta de hoje, e lembrem-se, que anos se passaram e nada foi feito com relação a isso. Minha proposta foi colocada na mesa...


Se querem que isso mude, meu numero é 22111

Para Vereadora

Vote em Marilza da Secretaria.



“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de nascer, tempo de morrer; [...] Tempo de guardar e tempo de jogar fora.”Eclesiastes 3. 1,2,6





  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Marilza Loubach

SITIO INDAYASSU

ALTO JEQUITIBA - MG - 36976-000 - BRAZIL

CNPJ: 34156819000164

Para perguntas entre em contato com a autora

 marilzaloubach@gmail.com

Guarapari ES - Brasil

Inscreva-se para receber notícias e atualizações
de Marilza Loubach

© 2023 by Daniel Lunsford. Proudly created with Wix.com

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now