Que muro te isola hoje

Atualizado: há 6 dias


Falando em Samaria precisamos conhecer o porquê de eles terem sido discriminados pelos judeus, naquela época.


Para isso iremos descrever aqui o começo dessa historia, o que o faremos lendo o primeiro capitulo do livro de Neemias:



“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã, veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.”  ‭‭Neemias‬ ‭1:1-11‬ ‭ARA‬‬


Neemias era um judeu e fora levado cativo para Babilônia. Alí, foi escolhido para ser o copeiro do rei Artaxerxes.


Ao encontrar com alguns de seus conterrâneos, ele pergunta se tinham noticias de Jerusalem, eles lhes expõe o relatório da situação de lá. Como as noticias não eram das melhores ele chora, faz um jejum e clama a Deus que o ajude a levantar a cidade e seus muros. Então, após uma conversa com o rei ele expõe a situação do seu povo que ficara em Jerusalem e que havia muita miséria e os muros da cidade estavam em situação deploradora. E pede ao rei autorização para ir e reconstruir o muro de Jerusalem, o que o rei foi favorável, dando-lhe provento para fazer a obra.


Porém, ao chegar la, juntou Sambalate e Tobias com o exército de Samaria ( cidade da qual estamos falando desde 2 posts atras) para conter o avanço da reconstrução do muro de Jerusalém.



“Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra.” ‭‭Neemias‬ ‭4:1-3‬ ‭ARA‬‬


Neemias então, mesmo sem ter um número razoável de militares e trabalhadores, conseguiu finalizar a obra trabalhando estrategicamente, com o poder de Deus.


Este foi o motivo pelo qual os judeus nao se davam bem com os samaritanos.


Porém, Jesus veio para quebrar regras e costumes, mesmo que sejam dos piores.


Um povo que se diz filho de Deus que prega a paz, mas não perdoou um povo que atentou para o andamento da obra de Deus. Assim foram os judeus daquela época.


Porém, o “Rei dos Judeus” veio mostrar que Ele é amor e perdoa, que há espaço reservado no céu, para todo tipo de pecador que venha até Ele arrependido e se entregue de coração e alma para que Ele assim possa reinar sobre todos.


A mulher samaritana veio para quebrar o jugo de discriminação, com a aceitação do seu povo que ouviu sua voz, e creu na Palavra.


Diferente de outra nação que fora pregado a palavra a ela se arrependeram de seus pecados, mas continuaram seguindo pecando depois, vindo a ser extinta do globo terrestre, que foi a cidade de Nínive para qual Jonas havia sido enviado por Deus para avisar que seria destruída.


Bem depois de todos os moradores da cidade se renderem a Deus e se arrependerem, inclusive seu próprio rei, a cidade volta ao caminho antigo, pervertendo-se e pecando como dantes. Então Deus usa o profeta Sofonias predizendo como Ninive terminaria:


“Ele estenderá também a mão contra o Norte e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma desolação e terra seca como o deserto.”  ‭‭Sofonias‬ ‭2:13‬ ‭ARA‬‬

O que é uma pena, mas nos faz refletir em várias pessoas da historia da biblia que foram curadas, mas não se tem certeza se foram salvas. Exemplo disso são os 10 leprosos (Lc 17:11 - 19) que Jesus curara e só um voltou para agradecer.


Curas, milagres, prodígios muitos querem, mas a salvação que é pra sempre, e que é acompanhada de compromisso, são poucos infelizmente que a querem.


Que o leitor seja edificado com essa reflexão, assumindo assim um compromisso com a Palavra de Deus em sua vida. E auxiliando a de seu próximo, seja familiar ou vizinho, ou companheiro de trabalho para que esteja com você, quando Jesus retornar para buscar a sua Igreja.


Boa tarde!


Marilza Loubach




0 visualização

Marilza Loubach

SITIO INDAYASSU

ALTO JEQUITIBA - MG - 36976-000 - BRAZIL

CNPJ: 34156819000164

Para perguntas entre em contato com a autora

 marilzaloubach@gmail.com

Guarapari ES - Brasil

Inscreva-se para receber notícias e atualizações
de Marilza Loubach

© 2023 by Daniel Lunsford. Proudly created with Wix.com

0
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now