Servidor Público

Atualizado: Jan 14

Parabéns Servidor Publico!


Hoje no dia do Servidor Público precisamos conversar um pouco e pensar sobre enquanto cidadãos e contribuintes, temos que ter conhecimento sobre a Lei 204-320/1964, (link aqui ) que é uma lei federal e de que trata o ORÇAMENTO PÚBLICO, seja nos âmbitos federais, estaduais e municipais, que é o planejamento e o controle daquilo que se recebe e se gasta no municipio.


O prefeito, o chefe do Executivo, tem que acatar o que a lei diz ali, fazendo os seguintes planos:


1. PLANO PLURIANUAL (PPA) uma previsão de receita e gastos em que ele ira realizar no seu governo validos por 4 anos da sua administração.

2. LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (LDO) - com base no plano anterior, o prefeito (Chefe do Executivo) planejará o que o municipio gastará no ano seguinte,

3. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - nessa lei, ele detalhará o investimento em que ele realizará em seu governo, como por exemplo dentro das seguintes perguntas:

  1. Em que vai gastar;

  2. Quanto vai gastar;

  3. Qual área;

  4. Para quê.


Regem essas leis o BOM USO DO DINHEIRO PÚBLICO.


Todos esses planos precisam ser obrigatoriamente analisados, discutidos e aprovados pela CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.


O prefeito é limitado por lei, e para isso acontecer, é necessário que os vereadores entendam perfeitamente da lei para que possam em harmonia aprovar ou não, adotar algumas emendas, e acertar de forma uníssona essa Lei para que o prefeito possa realizar seu governo sem problemas no futuro, sem que seja indiciado por mau uso do dinheiro público.


Notem que essa harmonia que se exige na Câmara de Vereadores não quer dizer que todos votem em tudo o que o prefeito quer, ou em tudo em que os vereadores querem.


É preciso haver discussão, analise, interpretação e entendimento daquilo que será bom para a população, sem que haja prejuízos aos cofres públicos e que ninguém ou nenhuma classe seja prejudicada.


Por isso, é necessário que o funcionalismo publico, seja valorizado, que haja discussão, transparência das necessidades dessa classe e atender com base na lei, aquilo que eles tem por direito.


Devo acrescentar aqui que há muitos servidores no nosso municipio inclusive no período em que trabalhei que merecem muito a valorização salarial a que tem direito. São exemplo de pais de família, que mostram que realmente fazem jus ao seu salário.

E tenho orgulho de ter trabalhado ao lado de cada um que estava comigo, pois aprendi muito com cada um dos profissionais ali.


Mas também alerto aqui que existem aqueles que não estão aptos a continuarem nos seus empregos se continuarem a trabalhar de forma imoral e desrespeitosa com relação aos seus patrões que são os moradores de Alto Jequitibá, e que acabam por denegrir a classe trabalhadora deste municipio que tiveram seu reconhecimento salarial conquistado com muito suor.


Quero parabenizar aqui cada Servidor Público do Município de Alto Jequitibá que sustenta e mantém a administração publica.


Em nosso exercício do nosso cargo de vereança, caso seja eleita, com base na lei orçamentária analisaremos a possibilidade de resgatarmos os valores perdidos nestes últimos anos para fixarmos um valor justo, eliminando por exemplo gastos desnecessários e assim possibilitando essa correção salarial do funcionalismo publico sem ônus para os cofres públicos e munícipes.


Há muito que se aprender nestes períodos vindouros, porém, com minhas experiências e conhecimentos e dos colegas que ali estarão para renovar a Câmara de Vereadores, trabalharemos com afinco para termos dias melhores daqui pra frente.


Vote consciente em que pode pela sua qualificação fazer muito mais por Alto Jequitibá.


Para Vereadora

22111

Marilza Loubach






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram